23/06/2026 13h43 - Atualizado 23/06/2026 13h56

OAB/RS celebra os 50 anos da Comenda Oswaldo Vergara

Por Terezinha
para IARGS
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul realizou, ontem, dia 22/06, a cerimônia comemorativa pelos 50 anos da Comenda Oswaldo Vergara, a mais alta distinção concedida pela entidade a advogados e advogadas que, ao longo de suas trajetórias, contribuíram para o fortalecimento da advocacia, das instituições e da cidadania, O evento, sediado na OAB Cubo, reuniu dezenas de comendadoras e comendadores agraciados ao longo das últimas cinco décadas, entre eles o vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS), César Vergara de Almeida Martins Costa, bisneto de Oswaldo Vergara.
Entre os homenageados ligados ao IARGS também estiveram a desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Cristiane Nery, vice-presidente do Conselho Superior do Instituto; Delma Silveira Ibias, membro do Conselho Fiscal; Luiz Carlos Levenzon, ex-presidente da OAB/RS; as procuradoras Vanêsca Buzelato Prestes e Fabiana da Cunha Barth; e Cláudia Lima Marques, ex-diretora da Faculdade de Direito da UFRGS.
Antes da manifestação do presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Paula Grill, também fez uso da palavra durante a cerimônia.
Em seu pronunciamento, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou a relevância histórica da comenda, criada para perpetuar o legado de Oswaldo Vergara, uma das personalidades mais importantes da história jurídica do Estado, fundador do IARGS e ex-presidente da Ordem gaúcha. Ao se referir à sua trajetória, afirmou que Oswaldo Vergara representa “um padrão ético a ser cultuado e seguido pela advocacia”. Ressaltou ainda que a honraria simboliza o reconhecimento a profissionais que, por sua atuação ética, compromisso institucional e dedicação à advocacia, contribuem para o fortalecimento da democracia, da cidadania e do Estado de Direito.
Lamachia também enfatizou valores como gratidão, respeito e reconhecimento, afirmando que os homenageados representam exemplos inspiradores para as novas gerações e ajudam a manter viva a missão da advocacia na defesa das prerrogativas profissionais e das instituições democráticas.
Ao encerrar a solenidade, o presidente destacou que a celebração dos 50 anos da Comenda Oswaldo Vergara representou não apenas uma homenagem aos agraciados e ao legado de seu patrono, mas também uma renovação do compromisso da advocacia gaúcha com a sociedade e com os princípios que orientam a Ordem ao longo de sua história.
Terezinha Tarcitano

Assessora de imprensa


Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa
Dra. Cláudia Lima Marques
Desembargadora Cristiane Nery

Dra. Delma Silveira Ibias

Procuradora Fabiana da Cunha Barth
Dr. Luiz Carlos Levenzon
Procuradora Vanêsca Buzelato Prestes
Dr. César Vergara de Almeida Martins Costa e Dr. Leonardo Lamachia

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>