30/10/2023 07h59 - Atualizado 30/10/2023 08h09
Sócio Decano do IARGS, Dr. Hélio Faraco de Azevedo, lança mais uma obra
Por Terezinha
para IARGS
para IARGS
Para comemorar os 95 anos de idade, o Sócio Decano do IARGS, Dr. Hélio Faraco de Azevedo, lançou sua oitava obra: “Liberdade de Pensamento: Imprensa e Democracia”, no dia 23/10, na OAB Cubo.
Compuseram a Mesa de Abertura a presidente do IARGS, Drª Sulamita Santos Cabral, o Dr. Hélio Faraco de Azevedo; o Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira, prefaciador da obra; o Dr. André Jobim de Azevedo, representando o escritório Faraco de Azevedo; e o Dr. Luciano Costa Mendes, presidente do Lions Clube.
Houve a presença de destacadas autoridades do mundo jurídico: o ex-presidente da OAB Nacional, Dr. Cláudio Pacheco Prates Lamachia; o Desembargador Francisco José Moesch, Coordenador do Grupo de Estudos de Direito Tributário do IARGS; a 2ª Secretária do Instituto, Drª Ana Amélia Prates; os membros do Conselho Fiscal do IARGS, Dr. Thiago Sarmento Leite e Dr. Emílio Rothfuchs Neto; o Desembargador Delio Wedy; além de associados e amigos. Registrada também a presença do Dr. David Medina, promotor de Justiça do MP; do Dr. Luís Roberto Ponte, representando a Sociedade de Engenharia do RS; e do Ministro Gelson de Azevedo.
Em sua fala, a Drª Sulamita Santos Cabral agradeceu pelo apoio recebido da OAB/RS e referiu ser aquele momento especial justificando que o Sócio Decano, ao completar 95 anos, brindou a todos com mais uma “importante obra que enriquecerá a todos”. Salientou também ser de “grande júbilo” reunir associados do IARGS, advogados, familiares e amigos do Dr. Hélio para comemorar a data do seu aniversário.
Na sequência, o Desembargador Marco Aurélio Moreira de Oliveira afirmou ser “muito fácil” escrever um prefácio sobre o que pensa Hélio Faraco com “ponderadas reflexões que tanto a todos ensinam”. Para ele, os escritos do advogado transcendem suas ideias e concepções sobre o Direito, a liberdade e a Justiça.
“Seus ensinamentos lançados neste livro nascem e se manifestam com a naturalidade de um passeio inteligente sobre a defesa da democracia, que a tantos preocupa como instituição fundamental consagrada pela nossa Constituição”, afirmou, destacando ser esta mais uma obra que consagra a independência do autor e sua visão “privilegiada” quanto a comportamentos da sociedade organizada, defendendo, “de modo límpido e permanente”, a vida na democracia.
Logo depois, foi a vez da fala do autor e aniversariante Hélio Faraco de Azevedo: “Por coincidência, Liberdade de pensamento – Imprensa e Democracia é um livro lançado quando completo os meus 95 anos de vida, 72 de exercício da advocacia e me mantenho ativo no exercício profissional, continuando ainda e cada vez mais, adepto à democracia”.
Para encerrar as falas da solenidade, foi a vez do Dr. André Jobim de Azevedo. Segundo ele, impressiona a condição geral de seu pai do alto dos seus 95 anos.de idade, sendo 72 dedicados à advocacia e com disposição juvenil. “É um homem do tempo presente que lança uma obra sobre os mais vibrantes temas contemporâneos: Liberdade de expressão, democracia e imprensa. Nada mais atual!”, enfatizou. Ressaltou sua alegria em poder dividir, diariamente no escritório, as mais profundas questões jurídicas na certeza de ter sempre alguma luz firme: “um privilégio. Só resta a gratidão no coração!”
Ao final, a esposa, Nara Jobim de Azevedo, e os demais filhos do Dr. Hélio, Lúcia, Sérgio e Ricardo, foram chamados ao palco para cantarem a música “parabéns para você” e o aniversariante apagou a velinhas do bolo. Logo depois, o Dr. Hélio autografou seus livros para mais de 100 pessoas presentes. E prometeu escrever novo livro no próximo ano.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa