25/04/2024 19h06 - Atualizado 25/04/2024 19h10
Reflexão Multidisciplinar de Conexão de Mestrado Acadêmico entre IARGS e UFP
Por Terezinha
para IARGS
para IARGS
A associada do IARGS, Mariana Diefenthäler, acadêmica gaúcha do Mestrado em Criminologia na Universidade Fernando Pessoa-UFP, em Porto/Portugal, juntamente com o orientador e professor da pós-graduação, Dr. Jorge Trindade, também associado do Instituto, fizeram um relato acadêmico da experiência internacional de estudos, alvo de convênio do IARGS com a UFP, desde o ano passado, que beneficia com descontos na matrícula e mensalidade os associados do Instituto. A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, anfitriã do encontro, destacou a importância do convênio firmado entre o IARGS e a UFP que proporciona descontos nos cursos aos associados do Instituto.
Inicialmente, a Drª Mariana prestou informações sobre o acesso aos Mestrados disponíveis na Universidade que ocorrem à distância (EAD), com aulas semanais de até três imersões semanais na cidade do Porto, uma em cada final de semestre no primeiro ano, e a última para a defesa da dissertação no final do segundo ano.
A mestranda dividiu a conversa em três eixos temáticos e dimensões da narrativa: acadêmica, social e emocional. Nas questões acadêmicas, apresentou o conceito de criminologia e as interações com algumas disciplinas do curso como metodologia de pesquisa e fontes de pesquisa, e como essas matérias são práticas e contextualizadas no Direito.
Na abordagem social, explicou o planejamento familiar, profissional e econômico que o estudo demanda, assim como a oportunidade cultural com a vivência em gastronomia, arte, música, mobilidade, habitação, idiomas e amizades que agregam valor aos estudos.
De acordo com ela, a dimensão emocional foi contemplada para reforçar que a organização das horas de estudos e as renúncias reparáveis que o Mestrado exige durantes as aulas síncronas e assíncronas on-line, bem como a semana de provas presenciais requerem um autocuidado, resiliência e alteridade do aluno para o desenvolvimento da inteligência emocional apta para a aprovação nas disciplinas e boa experiência da jornada de estudos.
Durante toda a narrativa, o professor e orientador Dr. Jorge Trindade, teceu considerações complementares e se colocou à disposição para todos os esclarecimentos necessários sobre o convênio. Na oportunidade, citou os outros cursos oferecidos na modalidade EAD: Mestrado em Ação Comunitária; Doutorado em Estudos Políticos e Humanitários; e Doutorado em Ciências da Comunicação. O professor destacou que em todos há a possibilidade de enfoque jurídico.
Por fim, a mestranda encerrou a apresentação agradecendo os pais pela vida e homenageou a mãe e artista plástica, Flávia Maria Polydoro de Albuquerque, e, o pai e advogado, Dr. Carlos Alberto Macedo de Albuquerque, por meio de uma passagem da obra de Juan José Morosoli chamada, “A Longa Viagem de Prazer”, onde o personagem diz “a viagem só começa quando termina”.
Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa