14/08/2014 18h12 - Atualizado 24/05/2017 11h28
Público recorde na reunião-almoço de agosto do IARGS
Por Terezinha
para IARGS
para IARGS
A tradicional reunião-almoço mensal do IARGS realizada hoje, 14/08, contou com a palestra do ex-presidente da OAB/RS e vice-presidente do Conselho Federal da OAB e Associado do IARGS, Claudio Pacheco Prates Lamachia, sobre o tema “Compromisso da OAB com a cidadania”. A abertura do evento, para um público recorde, foi feita pela presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, que deu boas-vindas a todos os presentes em um claro momento de integração entre os associados e a comunidade jurídica, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
Entre diversas autoridades, estiveram presentes o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Francisco José Moesch; a desembargadora do TRT-4, Tania Reckziegel; e o promotor de Justiça presidente da Fundação Escola Superior do MP/RS, David Medina da Silva.
Em seu discurso, Lamachia frisou sua gratidão ao empenho da Dra Sulamita em toda a sua trajetória na OAB e no IARGS. Destacou que o maior compromisso da OAB nacional é quebrar paradigmas na defesa das prerrogativas e dos honorários dos advogados em todo o país. Além disso, salientou a importância da defesa da Constituição Federal em nome da democracia e da busca permanente por maior justiça social.
“O advogado é indispensável à administração da justiça de forma direta na busca de igualdade social”, ressaltou, informando que um dos seus maiores objetivos à frente da OAB nacional é fortalecer a advocacia.
Ratificou a Campanha Nacional de Valorização dos Honorários Advocatícios, salientando a necessidade do Poder Judiciário fixar honorários justos “Quando se defende honorários dignos, não se está buscando apenas fortalecer os advogados, mas sim toda a sociedade que nós representamos em juízo”, afirmou.
De acordo com Lamachia, a maior conquista da advocacia nos últimos 20 anos foi o enquadramento no Simples Nacional. Relatou que este pleito, iniciado pela OAB/RS, desonera significativamente a classe, já tendo sido aprovado na Câmara Federal. “Podemos dizer que estamos quebrando paradigmas no campo legislativo em favor da advocacia”, destacou. Segundo disse, é fundamental tornar realidade projetos como a criminalização das prerrogativas dos direitos dos advogados. “Daqui do Rio Grande do Sul sairá um novo paradigma em relação aos honorários da Justiça do Trabalho”, afirmou.
Lamachia alertou a urgente necessidade de ações que resultem em investimentos nos presídios visando à segurança pública. Além disso, sugeriu que a União Federal aplique 10% dos seus recursos na saúde e educação;
Lembrou a importância do lema da OAB: Advogado valorizado, cidadão respeitado, levando em consideração os cerca de 850 mil advogados em todo o país. “Advocacia é sinônimo de liberdade”, acentuou.
Ao final, conclamou a todos pela campanha lançada pela OAB intitulada Eleições Limpas: Voto Não Tem Preço, Voto Tem Consequências”, com o principal objetivo de conscientizar os eleitores sobre a importância das eleições gerais deste ano.
A Dra Sulamita, acompanhada da diretoria, fez o sorteio dos livros “OAB/RS- A História” e “Justiça e Ética”, do desembargador Marco Aurélio Costa Moreira de Oliveira.
Mais informações com a Secretaria do IARGS, no telefone (51) 3224-5788, no Blog http://iargs.blogspot.com.br/ ou no email iargs@iargs.com.br
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa