01/02/2019 14h00 - Atualizado 04/02/2019 16h07
Presidente do IARGS comparece à última sessão presidida por Lamachia
Por Terezinha
para IARGS
para IARGS
A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, compareceu a última sessão presidida por Cláudio Pacheco Prates Lamachia como dirigente máximo do Conselho Federal da Ordem, no dia 31/01, em Brasília (DF). Após seu discurso de despedida, Lamachia, que é associado do IARGS, foi aplaudido de pé por toda a plateia.
Na sequência, foi realizada a sessão de eleição do novo presidente da OAB nacional, sendo presidida pela procuradora federal aposentada, Dra Clea Carpi da Rocha. Além dos diretores da OAB, comporam a Mesa de Abertura os ex-presidentes nacionais da OAB e os presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil, entre os quais a Dra Sulamita Santos Cabral. Na oportunidade, Cláudio Lamachia referiu-se à Dra Sulamita como “a minha presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul”.
No dia seguinte, dia 1º de fevereiro, a Dra Sulamita compareceu à cerimônia de posse do novo presidente nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB-RJ. Para cumprir o triênio 2019-2022, também foram empossados o ex-presidente da OAB-BA, Luiz Viana, para o cargo de vice-presidente da OAB; o ex-diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA), José Alberto Simonetti, para o cargo de secretário-geral; o conselheiro federal pelo Mato Grosso do Sul, Ary Raghiant Neto, para o cargo de secretário-geral adjunto; e o ex-presidente da OAB-PR, José Augusto Araújo de Noronha, como diretor tesoureiro.
Dra Sulamita Santos Cabral salienta que Cláudio Lamachia foi o primeiro presidente gaúcho a desempenhar o “honroso” cargo de presidente da OAB nacional e que, “apesar de ter enfrentado momentos difíceis, sempre conseguiu manter o Conselho Federal unido”. Na sua avaliação, o Dr Lamachia cumpriu seu cargo com “altivez, honradez e muita sensibilidade, sempre atendendo aos ditames da Constituição”.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa