16/06/2015 18h04 - Atualizado 23/05/2017 12h52

Palestra: Pressupostos para a compreensão dos distúrbios emocionais

Por Terezinha
para IARGS
No Grupo de Estudos de Direito de Família realizado hoje, dia 16/06, no IARGS, o psicanalista Luiz-Olyntho Telles da Silva palestrou sobre o tema “Pressupostos para a compreensão dos distúrbios emocionais”. Na sua fala, destacou a importância da linguagem, tanto no desencadeamento dos distúrbios emocionais, quanto para sua compreensão. Abordou, ainda, os diferentes diagnósticos psicológicos tomando por base as diversas estruturas das neuroses, das perversões e das psicoses, bem como os diferentes riscos à saúde do sujeito.
“Se quisermos embrenhar-nos pelos penetrais da alma humana, temos de reconhecer na linguagem o melhor instrumento para tal. E a língua falada por nós é uma herança. Nós a herdamos de nossos pais, mais especificamente, talvez, de nossa mãe. Por isso a chamamos de língua materna”, afirmou.
Na sua avaliação, talvez os advogados tenham sido os primeiros a se defrontarem com os problemas advindos da linguagem, ou seja, o que um diz não é o que o outro escuta. “Uma outra interpretação do que um diz parece ser sempre possível. Daí a necessidade de se escolher bem as palavras para expressar o que se quer dizer, mormente quando se trata da elaboração de uma teoria”, explicou.
Conforme seu entendimento, as neuroses podem se derivar da linguagem: “por sua carência, adoecemos e, por seu uso adequado, podemos nos curar. Afinal, como dizem as escrituras: – Diga uma só palavra e sua alma será salva!”
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa

Faça seu comentário

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>