04/02/2019 16h57 - Atualizado 04/02/2019 17h00
Nome de Visconde de São Leopoldo é gravado em Livro de Heróis da Pátria
Por Terezinha
para IARGS
para IARGS
No dia 31 de janeiro, a Dra Sulamita Santos Cabral, presidente do IARGS, compareceu no Memorial Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, onde se encontra o Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. Lá, ela conferiu a inscrição do nome de José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, gravado desde dezembro de 2018.
A proposta de inclusão do nome de José Feliciano partiu do IARGS, em 2013, por meio da Dra Sulamita. Na ocasião, foi elaborado um projeto de Lei pelo Deputado Federal Giovani Cherini, na Câmara Federal e, após aprovado, remetido ao Senado, em 2015, tendo como relator o senador Lasier Martins.
Coube a José Feliciano a histórica proposta de criar o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil, concretizada por meio de Ato Imperial no dia 11 de agosto de 1827, com a criação das Faculdades de Direito em São Paulo e Olinda. Foi o primeiro presidente da Província de São Pedro, denominação inicial do Estado do Rio Grande do Sul, permanecendo até 1826, onde fundou a primeira tipografia e recebeu os imigrantes alemães em São Leopoldo.
Foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, sendo eleito primeiro presidente perpétuo, contribuído, também, para a ampliação e manutenção dos trabalhos da Santa Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Posteriormente foi agraciado com o título de Visconde de São Leopoldo.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa