Inteligência Artificial é debatida no Grupo de Estudos de Direito de Família e Sucessões do IARGS
para IARGS
No Grupo de Estudos de Direito de Família e Sucessões do IARGS de hoje, em 05/11, o Dr. Jorge Alberto Araujo, Juiz Titular da 5ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e atual Diretor do Foro Trabalhista da Capital, associado do Instituto, palestrou sobre “A Inteligência Artificial e sua eficácia no exercício da advocacia”. Ele foi recepcionado pelas coordenadoras do Grupo, Liane Bestetti e Ana Lucia Pìccoli
A intenção do convidado foi explicar o uso da Inteligência Artificial (IA) no Direito, abordando as transformações que a IA está trazendo para a prática jurídica e como os profissionais podem se beneficiar dessas ferramentas.
Foram discutidas na apresentação as aplicações práticas da IA no dia a dia dos advogados, incluindo análise documental, auxílio na redação de peças e pesquisa jurisprudencial, estrutura de argumentos, entre outros. O palestrante também tratou sobre os aspectos críticos, a exemplo de proteção de dados e ética profissional no uso dessas tecnologias.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as ferramentas acessíveis e entender como podem começar a implementá-las em seus escritórios de forma segura. “A palestra teve como objetivo desmistificar o uso da IA e mostrar caminhos práticos para sua adoção na advocacia”, concluiu o Dr. Jorge Araujo.
Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa