20/06/2023 09h40 - Atualizado 25/06/2023 21h23
Associado do IARGS lança Manual de Segurança Pública Baseada em Evidências
Por Terezinha
para IARGS
para IARGS
Numa parceria entre o IARGS e as Comissões Especiais de Cultura e Arte (CECA) e de Políticas Criminais e Segurança Pública (CEPPCSP) da OAB/RS, o Diretor do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, lançará o livro “Manual de Segurança Pública Baseada em Evidências: o que funciona e o que não funciona na prevenção da violência”, no próximo dia 1º de julho, das 15h30 às 18h, no auditório da OAB Cubo, em Porto Alegre (RS). Na abertura haverá uma apresentação do autor sobre o novo título.
A obra apresenta uma abordagem inovadora para o Brasil sobre como superar a criminalidade e a violência, utilizando as melhores evidências científicas que mostram o que realmente funciona e o que não funciona. Trata-se, segundo o autor, de um guia prático e atualizado, em linguagem acessível e abrangente, que apresenta, de forma ilustrada e didática, a história, os conceitos, casos concretos já implementados no Brasil e no mundo e as evidências de 170 programas das áreas de prevenção para famílias, escolas e comunidades; urbanismo e prevenção situacional; policiamento; justiça criminal; redução da reincidência criminal, violência contra as mulheres e racismo.
Uma obra multidisciplinar, que segue o conteúdo utilizado atualmente nas mais importantes Faculdades de Criminologia e Academias de Polícia do mundo, voltada para profissionais de diversas áreas: profissionais da segurança pública, educadores, profissionais da assistência social e da saúde, legisladores, membros do sistema de justiça, urbanistas, jornalistas, gestores, pesquisadores entre outros que lidam com o problema da violência em seu cotidiano.
Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa
Doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS, formado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal e curso em Policiamento Baseado em Evidências da Universidade de Cambridge. Atualmente é Diretor Executivo do Instituto Cidade Segura, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Consultor externo em Segurança Cidadã do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É associado do IARGS. Foi Assessor Especial do Ministério da Justiça e Coordenador da Primeira Conferência Nacional de Segurança Pública (2007-2008) e Diretor de Políticas e Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (2011). Foi também Secretário Municipal de Segurança Pública de Canoas/RS (2009-2010 e 2016), experiência que se tornou uma referência nacional e internacional. Tem atuado como consultor em diversas experiências exitosas de redução da violência, formulando Planos de Segurança Pública e Prevenção a violência baseados em evidências, como: o Pacto Pelotas Pela Paz (RS), o Pacto Niterói Contra a Violência (RJ), o Plano Juntos Pela Segurança de Caruaru (PE), o Pacto Lajeado Pela Paz (RS), o Pacto Santa Cruz Pela Paz (RS) e a Virada da Paz de Rio Grande (RS). Participou da construção da Plataforma de Evidências em Segurança e Justiça do Banco Interamericano de Desenvolvimento, primeira plataforma de evidências na área em toda a América Latina e Caribe.