Novo Presidente da Ajuris toma posse
para IARGS
Em cerimônia realizada no dia 01/02, o desembargador Cláudio Martinewski assumiu a presidência da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) para o biênio 2022-2023, ocupando o lugar do Magistrado Orlando Faccini Neto. A posse aconteceu no auditório Mondercil Paulo de Moraes, localizado na sede principal do Ministério Público do RS.
Na solenidade, também foram empossados os novos membros da diretoria executiva: o Vice-Presidente Administrativo, Cristiano Vilhalba Flores, o Vice-Presidente de Patrimônio e Finanças, Thiago Dias da Cunha, o Vice-Presidente Cultural, Daniel Neves Pereira, a Vice-Presidente Social, Amita Leão Barcellos Milleto, a Vice-Presidente de Aposentados, Helena Ruppenthal Cunha, a Diretora da Escola da Magistratura, Patrícia Laydner, e a Vice-Diretora, Clarissa Costa de Lima. Também tomaram posse o Diretor do Departamento de Assistência à Saúde (DAS), José Eugênio Tedesco, e os subdiretores Paulo Augusto Monte Lopes, Marcelo Mairon Rodrigues e Flávio Mendes Rabello, além de quinze membros do Conselho Deliberativo e três do Conselho Fiscal.
Nascido em Porto Alegre, Cláudio Martinewski é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS, com especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Direito Tributário e MBA em Administração do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas. O novo Presidente da Ajuris ingressou na magistratura como pretor em 1987, e, em 1990, assumiu como juiz. Já atuou nas comarcas de Encantado, Dom Pedrito e Porto Alegre, onde foi magistrado na 6ª Vara da Fazenda Pública.
Martinewski também foi juiz-corregedor no Tribunal de Justiça do RS (TJRS), Diretor da Escola da Magistratura da Ajuris e Diretor do Foro da Capital. Em 2014, foi promovido a desembargador, e passou a integrar a 23ª Câmara Cível do TJRS. Na Ajuris, também já foi Vice-Presidente de Patrimônio e Finanças e Vice-Presidente Administrativo.
O IARGS enviou ofício com congratulações à nova Diretoria.