16/08/2018 18h37 - Atualizado 17/08/2018 10h17
Reunião-Almoço com o Decano do IARGS, Dr Adalberto Alexandre Snel
Por Terezinha
para IARGS
para IARGS
O Dr Adalberto Alexandre Snel, que possui a OAB/RS n° 1665, a mais antiga em atividade no RS, foi o convidado especial da Reunião-Almoço do IARGS de hoje, dia 16 de agosto, e proferiu a palestra intitulada “Considerações de um passado romântico”. Com 92 anos de idade e 68 anos de advocacia é o Decano do IARGS, sendo associado desde 1952. É formado em Direito desde 1951, em Porto Alegre, na Universidade Federal do Estado.
Como de praxe, a presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, fez a abertura do evento, saudando todos os convidados e fazendo a apresentação do palestrante convidado.
Na sua preleção, o advogado decano fez um rápido histórico da sua trajetória profissional em atividade forense. Destacou os problemas enfrentados na infância e juventude, os quais contribuíram, segundo ele, para a decisão de ser advogado. Referiu sua atuação como universitário, a qual, disse, influenciou diretamente para os rumos que tomou na vida.
Ressaltou sua passagem pelo Ministério Público e a participação no IARGS, a partir de 1952, em cujas reuniões ultrapassaram a cultura do Direito e do aperfeiçoamento da Justiça. “O Instituto e o posterior advento da OAB no Rio Grande do Sul ensejaram que estas duas entidades fossem bases de apoio aos operadores do Direito. “Havia respeitabilidade e confiabilidade predominantemente nas relações profissionais”, ressaltou o advogado.
Segundo ainda o Dr Snel, o prestígio de que desfrutava o advogado, comparado ao que passou a acontecer depois, merece consideração. “Antes predominava certa simplicidade num ambiente bom e havia tramitação de reivindicações em juízo com certa celeridade. A Justiça conservadora e a preocupação humana eram características predominantes num ambiente de certa fraternidade. Ser advogado era algo honroso e prestigiado”, acentuou.
Ao final, a Dra Sulamita Santos Cabral reuniu a diretoria do instituto e fez o sorteio de quatro livros, todos cedidos pela OAB Federal: “Comentários ao Código de Ética e Disciplina da OAB”; “A Crise do Conhecimento Jurídico”; “Sociedade de Advogados”; e “OAB Ensino Jurídico”.
Estiveram presentes as seguintes diretoras do IARGS: Dra Maria Isabel Pereira da Costa, Dra Lucia Kopittke; e Dra Ana Lúcia Piccoli. Do Conselho Superior, o Ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior e o Desembargador Vilson Darós, ex-presidente do TRF da 4ª Região. Do Conselho Fiscal, o Dr Norberto da Costa Mac Donald e a Dra Anna Vittoria Pacini Teixeira, organizadora das reuniões-almoço mensais do instituto.
Entre outras autoridades compareceram o secretário-geral da OAB/RS, Dr Rafael Canterji; a secretária-geral Adjunta da OAB/RS, Dra Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o diretor presidente do IPERGS, Dr José Guilherme Kliemann; o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS; Dr Pedro Zanette Alfonsin; e a procuradora municipal, Dra Luciana Dimmers.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa